1- BESOURO
O filme Besouro é ambientado no Recôncavo Baiano dos anos 20 e narra a saga de um menino que resolveu voar e desafiar as leis da física e do preconceito. Ele foi um dos maiores capoeiristas de todos os tempos e a sua história fica imortalizada nessa obra que mistura aventura, paixão, misticismo e coragem.
https://www.youtube.com/watch?v=-iPi-7Rdmq4&feature=emb_logo
2- CHICO XAVIER
Se você nunca viu esse filme, recomendamos que veja. Se já viu, veja novamente! A todos que acreditam na vida após a morte e na mediunidade, o filme dirigido por Daniel Filho em 2010 é uma excelente história inspirado no livro As Vidas de Chico Xavier, do autor Marcel Souto Maior. Ele já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas.
https://www.youtube.com/watch?v=-GQOtVVHW1E&feature=emb_title
3- SANTO FORTE
Santo forte é um documentário do renomado diretor Eduardo Coutinho que conta a história de personagens reais e suas experiências com a espiritualidade. Nesse filme, você vai se identificar com o relato das pessoas e entender o contato que elas têm com as entidades da umbanda e com tudo que consideram sagrado. É um filme que retrata muito bem a realidade da espiritualidade brasileira: sincrética e popular.
4- CAFUNDÓ
Mais uma obra do cinema brasileiro que retrata a espiritualidade. Este filme narra a história de João Camargo, um religioso brasileiro que nasceu escravo e ficou famoso por fazer milagres. A sua fé era plural, fazia orações à Nossa Senhora e também cantos a Oxalá, pregando que a espiritualidade não se apega a religiões ou limites humanos de crença. Nhô João, como ficou conhecido, espalhou sua fé e seus feitos milagrosos a centenas de fiéis. O culto que ele promovia se assemelhava em muitos aspectos às práticas da Umbanda, com incorporação de Pombagira, conversas com Exu e outras manifestações presentes nos terreiros.
5- GUARDIÕES DA NOITE
Esse filme russo fala sobre a batalha entre a Luz e a Escuridão. A história mostra os seres que jogam pragas na humanidade e aqueles que nos defendem, e mesmo sem fazer nenhuma referência direta às entidades da Umbanda, ele traz à tona o trabalho realizado por intermédio nos Exus, nossos guardiões.
6- PIERRE FATUMBI VERGER: O MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
Esse documentário é uma produção de Lula Buarque de Hollanda e apresentado por Gilberto Gil. Ele narra a história de vida do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger que viajou ao redor do mundo e radicou-se em Salvador, em 1946. Lá, ele dedicou-se a estudar as influências culturais mútuas entre o Brasil e a África, debruçando-se sobre as entidades da Umbanda e Candomblé.
HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=TLBOMZEH_P4
Por: Anna Chan
Universo Espiritual
Nenhum comentário:
Postar um comentário